Radiofusion


quinta-feira, 21 de abril de 2011

As redes sociais na vida profissional


O mercado de trabalho no mundo está muito concorrido. Muitas vezes devido a globalização da economia os profissionais sofrem por algum tempo para conseguirem uma colocação no mercado. No Brasil, a situação não está diferente visto que existe uma grande concorrência, pois hoje os profissionais investem muito em atualizações e em cursos, sendo que alguns possuem até três graduações e vários cursos de aperfeiçoamento.
Além da qualificação profissional as empresas estão atentas ao perfil pessoal dos candidatos, visto que o lado pessoal complementa o lado profissional e vice-versa. Há algum tempo bastava que o candidato se saísse bem em uma dinâmica de grupo ou em uma entrevista pessoal para que ele tivesse grandes chances de contratação. Atualmente, além do perfil profissional adequado, as empresas pesquisam nos sites de relacionamento a respeito do perfil pessoal do profissional o qual está pleiteando a vaga.
Acessar página do Orkut, Facebook, Twitter já se tornou rotina para os recrutadores, para verificar vários fatores, como se o candidato participa de projetos; se utiliza bem outros idiomas; se teve um bom relacionamento no antigo emprego; se tem conhecimento real na área da qual está participando da seleção; se o candidato se mantém atualizado e atualiza seus perfis; se o candidato tem uma boa visão de mundo, ou seja, se está por dentro dos principais acontecimentos mundiais e principalmente, se o candidato está sendo honesto ao relatar as informações para a empresa ou se só está querendo conseguir um novo emprego.
Então se você está se candidatando a vagas de emprego preste bastante atenção para não cometer gafes eletrônicas, pois as empresas estão pesquisando a rede mundial atrás de informações dos candidatos. Detalhe importante: participar de comunidades como “odeio a segunda feira” pode ser determinante na hora de escolher o seu currículo ou o de outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário