Radiofusion


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sugestões para meu amigos eleitores


Em conversas tenho percebido o quanto ainda estamos despreparados com relação ao tema participação política. Espero dar algumas dicas aos meus amigos, para que mais algumas pessoas se interessem pelo assunto e se envolvam, se empenhem, se atualizem. Eis abaixo algumas coisas que eu considero importante ao se decidir sobre qual o melhor candidato para nos representar nos governos para os próximos anos, em função das eleições em nosso país.


#1 Entenda as eleições como uma oportunidade para lutar por um país mais justo. Corrupção não está só nos espaços legislativos e executivos. Está dentro das nosssas casas, no nosso trabalho e no meio da rua. Por toda parte. E isso reflete em todos os espaços. O que não pode nos amarrar ao ponto de deixarmos de acreditar que é possível termos políticos que lutam pela justiça nos representando. Verdade: Existem políticos corruptos. Mentira: Todos os políticos são corruptos.
#2 A política é uma construção coletiva. Não de um partido ou de uma pessoa só. Que nós somos influenciados diretamente, diariamente, pelas decisões que presidentes, governadores, senadores, deputados, prefeitos, vereadores tomam, isso é claro. Agora precisamos acompanhar, sugerir, fiscalizar, contribuir, participar para que a política seja feita com decência e por justiça social. Quando você vota, é uma pequena contribuição, mas é importante. Quando você se esquiva e fica apático a todos os processos políticos, você está deixando de contribuir. Não devemos só reclamar do que está errado no cenário político. Podemos lutar por um país mais justo, pra você, sua família e seus filhos.
#3 Não julgue candidatos apenas pelos meios de comunicação de massa mais comuns: globo, veja, tv aberta. Graças a tecnologia temos muitas possibilidades: Redes sociais, sites, rádio, jornais etc.
#4 Propaganda política não é o suficiente para se ter elementos para definir sobre o voto. Debates e sabatinas são ótimas oportunidades para se esclarecer dúvidas sobre os candidatos. Não deixe para fazer isso somente após a Copa do Mundo. Comece o quanto antes para ter mais tempo para pensar.
#5 Procure acompanhar a construção das alianças de cada candidato. Ou pesquise comentários na web sobre o assunto, contras e a favor. Descobrimos muito sobre o candidato em suas parcerias.
#6 Cada candidato (especialmente a presidencia e gov estadual) possui uma plataforma. Procure ler quais são suas propostas para o seu governo.
#7 Votar em quem está à frente nas pesquisas é atitude infantil. Vote em quem você acredita que pode desempenhar um bom governo. O discurso é uma maneira de se analisar, mas não é 100% seguro. Compare o discurso com as atitudes.
#8 Votar nulo ou em branco são alternativas extremas. Se não pesquisou e acompanhou o discurso e ações dos candidatos exaustivamente, não diga que ninguém presta. Isso é coisa de preguiçoso.
#9 Não vote em partidos. Vote em pessoas. Apesar de ninguém estar isolado em suas convicções, as vezes deixamos de eleger pessoas capazes e éticas para eleger pessoas que nem conhecemos. Defina uma lista de coisas que você considera importante em um político e compare com as opções que você tem. Não vote por amizade. Não vote pela religião de uma pessoa. Não vote porque alguém mandou ou pediu com educação. Não vote por troca de nada. Não vote por medo. Seja responsável, vote por alguém que possa contribuir para nossa nação/estado.

Espero que ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário