Radiofusion


domingo, 22 de agosto de 2010

Pesquisa revela duas Minas: a rica e a pobre

Região rica é Minas; a pobreza está nos Gerais



Uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro aponta a existência de duas Minas Gerais, uma rica e uma pobre. O norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri ainda apresentam baixos índices sociais.
Minas Gerais convive com dois mundos dentro do seu território. Um abismo de desigualdades separa o norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri do restante do esado.
Os dados apresentados pela pesquisa da Fundação João Pinheiro revelam que o Vale sempre ficou esquecido e abandonado pelas políticas públicas.
A pesquisa reforça a existência de dois mundos dentro do estado. É no norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri que está a a necessidade de investimentos governamentais maciços na região. O Jequitinhonha possui a parcela com média mais baixa de anos de estudo e menor acesso a serviços como água encanada e esgoto.
Segundo pesquisadores, esta situação de desigualdade dentro do estado é histórico e pode ser explicado pela falta de investimentos em áreas estratégicas como mineração, turismo e o total abandono e ausência do estado na região.

Fonte: André Sá, da TV Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário