Radiofusion


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rubim comemora o Dia Mundial da Saúde com brilhantismo


No dia 07 de Abril de 2011, em comemoração ao dia Mundial da Saúde, realizou-se no município de Rubim-MG com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e o NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família  uma Conferência de Saúde Mental, nas instalações do União Tênis Clube. O evento contou com a apresentação do Mestre de Cerimônia J.B.Nascimento, Radialista e professor do município.
O Evento deu início às 18:30 H com presença de 300 pessoas, tendo a participação  da comunidade, das escolas, das Secretarias de Educação,Administração,Saúde,Obras e Assistência Social,Igrejas, Secretários e Coordenadores. A mesa foi composta pelo Vice Prefeito: Alencar Souto, Secretário de Saúde: Ubiratan Ribeiro, Secretária de Educação: Ana Dias,Secretária de Assistência Social:Terezinha Benevides,Secretário Administrativo: Alexandre Moreira, Presidente da Câmara Municipal: Rosângela Botelho e Dr. Júlio César Mares.


















Teve como palestrante o Dr. Júlio César Mares, médico Psiquiatra, abordando muito bem a saúde mental, ressaltou a qualidade de vida cognitiva e emocional, na perspectiva da psicologia positiva. Relatou ainda que a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
O evento teve dois momentos distintos: O primeiro dirigido aos profissionais de educação e saúde contou com o valioso auxilio do Dr. Antonio Arrais de Morais que descreveu em rápidas palavras a satisfação de ter toda sua vida profissional dedicada a comunidade rubinense.
___Neste momento a intenção da minha fala foi esclarecer alguns pontos que considero necessários para um bom entendimento entre os educadores e trabalhadores da saúde, responsáveis pelo bem estar da situação da população mais jovem minimizando os ruídos que as vezes ocorrem na comunicação entre estes dois grandes grupos.
___Um enfoque especial foi dedicado aos cuidados na contratação de médicos desconhecidos que as vezes anunciam especialidades que não podem comprovar o que infelizmente torna-se cada vez mais comum em nossa região.
___Outro enfoque foi a “judicialização” cada vez mais freqüente em todos aspectos da sociedade e que necessita de uma enorme dose de boa vontade e compreensão entre os operadores do Direito, da Saúde e da Educação para otimizar os recursos públicos escassos que tem que ser administrados da melhor maneira pelos gestores responsáveis pela Administração Publica.

___Para o público mais amplo o objetivo foi esclarecer alguns aspectos da Saúde Mental (sem a qual não há saúde de nenhuma espécie) e o sempre melindroso tema do estigma e das expectativas que infelizmente nem sempre podem ser satisfeitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário