Radiofusion


sexta-feira, 10 de junho de 2011

ONU declara: internet é um direito humano




A internet é um direito humano, divulgou a Organização das Nações Unidas (ONU) na sexta-feira, 3. Logo, quem desconecta a população está violando a política. 
Foi emitido um relatório com críticas ao Reino Unido e França, por aprovarem leis para bloquear pessoas que não cumprem os direitoros autorais na web. 
Além disso, foram citados países que impedem o uso das redes como meio de protesto da população. "Enquanto bloquear ou filtrar o acesso de usuários à conteúdos específicos da web, alguns países tomam medidas para cortar o acesso por completo da rede", diz o comunicado. 
Para a ONU, cortar o acesso à internet, independentemente da justificativa, é uma quebra de direitos e de propriedade intelectuais, "uma violação artigo 19, parágrafo 3 º, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos".
A Organização pede para que não bloqueiem a navegação, inclusive em momentos de instabilidade política. O comunicado foi publicado no dia em que uma empresa de vigilância da internet revelou que, na Síria, dois terços do acesso se apagaram. O motivo: resposta do governo do país contra as manifestações populares.
Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário