Radiofusion


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dicas, atividades, construção e utilização de um blog na educação


A construção de um blog pode ser uma atividade desenvolvida ao longo do semestre acompanhando o desenvolvimento dos assuntos específicos da matéria.
A proposta de cronograma deve ser adaptada por cada professor segundo seu tempo disponível e carga de conteúdo a ser desenvolvido. Sugerimos este cronograma acima baseado em um professor de 8ª série a Ensino Médio com três períodos semanais.
Atividades para primeira semana de aula
Professor
Apresentação dos objetivos aos alunos
Registro de um blog utilizando as ferramentas disponíveis na internet – o professor ficará registrado como administrador do blog e terá acesso a funções que são restritas aos demais
Envio do convite de participação aos alunos aos alunos
Registro dos alunos como colaboradores do blog. 
Alunos
Familiarização com o blog
Pedido de registro
Atualização de perfil
Escolha de foto ou avatar

Atividades para segunda semana
Professor e alunos
Divisão da turma em grupos
Escolha de temas
Definição de objetivos
Publicação dos objetivos

Atividades para terceira semana
Professor e alunos
Distribuição de tarefas para pesquisa e produção de notícias.
Estas escolhas ficam a critério do professor e da turma que determinarão a freqüência das publicações e a divisão dos assuntos de acordo com os objetivos da disciplina.

Atividades para quarta semana
Professor
Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – o professor também deve ser um postador de conteúdo
Orientar a construção de links nos posts
Alunos
Pesquisa na internet de outros blogs
Familiarização com ambiente
Aprender a criar link
Primeiras postagens referenciais – que indicam ou comentam assuntos de autores na internet.

Atividades para quinta semana
Professor
Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – o professor também deve ser um postador de conteúdo.
Alunos
Primeiras postagens autorais – textos dos alunos de preferência incluindo links de referencia a outros sites

Atividades para sexta semana
Professor
Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – agora incluindo imagens
Orientar a publicação de imagens no blog
Alunos
Aprender a incluir imagens nas notícias
Lembrar de fazer referência aos autores
Postagens de textos construídos em grupo e com imagens

Atividades para sétima semana
Professor
Publicação de notícias que sirvam como exemplo e motivação – agora com vídeo
Orientar a publicação ou referência de vídeos nos posts
Alunos
Aprender a publicar vídeos na internet e incluí-los no blog
Produzir posts usando este recurso – autoria coletiva

Atividades para semanas seguintes
Professor
Supervisionar o andamento e publicação de trabalhos conforme a divisão feita nas semanas iniciais
Animar os alunos a continuar participando comentando os posts publicadosAlternar publicações individuais e em grupo – o professor também deve participar das construções
Alunos
Produzir posts individuais e em grupo usando recursos aprendidos
Participar comentando os posts dos colegas

Atividades semanas finais
Professor
Orientações para encerramento e trabalhos finais 
Alunos
Publicação dos trabalhos finais da matéria – na íntegra ou resumos

Atividades última semana
Professor e alunos
Avaliação dos resultados e publicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário