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quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lançamento do DISQUE-DENÚNCIA no Vale do Jequitinhonha

Diário do Jequi Denuncie! Disque 181 e contribua com a segurança.
Solenidade de lançamento do DDU 181 ocorreu na Câmara Municipal de Almenara
Na manhã de ontem, 16, o 44º Batalhão da Polícia Militar e a 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil realizaram em conjunto o lançamento do DISQUE-DENÚNCIA UNIFICADO – 181, importante ferramenta de combate à violência na região do Vale do Jequitinhonha.
O Comandante do 44º BPM, Ten Cel Romido Scheffer, e o Delegado Regional da 3ª DRPC, Dr. Gustavo Adélio Lara Ferreira, reuniram-se com a comunidade almenarense realizando uma solenidade na Câmara Municipal de Almenara. Anteriormente, o Comandante juntamente com o Delegado Regional participaram de uma entrevista na Rádio Almenara difundindo o 181. No mesmo momento, policiais militares e civis faziam conjuntamente distribuição de panfletos sobre o DISQUE-DENÚNCIA UNIFICADO (DDU).
O QUE É O DISQUE-DENÚNCIA?
A sociedade tem uma importante ferramenta nas mãos para combater a violência: O 181 Disque-Denúncia. Um serviço unificado do Governo de Minas em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e parceria com o Instituto Minas Pela Paz, preparado para receber informações sobre crime e sinistros, processá-las e dar respostas rápidas à população.
O foco desse novo serviço é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação, e não o atendimento de ligações emergenciais, como é feito através do 190, 193 e 197. Também não são objetivos do serviço denúncias de desvio de conduta, que continuarão sendo recebidas pela Corregedoria.
COMO O DISQUE-DENÚNCIA FUNCIONA?
O cidadão faz a denúncia por telefone e recebe uma senha para o acompanhamento da investigação. As informações são registradas no sistema e encaminhadas a uma mesa composta por três analistas (um da Polícia Civil, um da Polícia Militar e um do Corpo de Bombeiros Militar). Esses profissionais analisam e classificam a denúncia, adicionam outras informações que possam auxiliar na solução do caso e as enviam para a unidade responsável pela ocorrência.
As investigações são iniciadas e as informações sobre resultados e providências adotadas retornam à mesa de análise, que filtra os dados e os disponibiliza no sistema. Assim, o cidadão que retornar a ligação com a senha em mãos pode receber, sem se identificar, informações sobre o processo iniciado com a sua denúncia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 44º Batalhão de Policia Militar
Autor: Henrique Santos Araujo, Sd PM

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